Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Kassia Borges

27 abril 2009

sobre uma borderline

Você quer saber como se sente uma borderline?
Então venha pelas frestas dessas luzes noturnas do pensamento transbordante.
Sonhamos com um mundo de cores vivas e tons brilhantes. Somos sorridentes e esperançosas pelos dias alegres, filhos queridos e esposo apaixonado. Tudo vai bem enquanto não pegamos o trem da traição dos nossos sonhos. Sonhar que é companheira e ajudar nas despesas da casa é um cotidiano que pode superar o vazio que esses companheiros deixam. Eles deixam porque não sabem da nossa carência e nem querem saber. Somos carentes de mãe, de pai de marido, pois eles são egístas e pensam em si próprios. Não se sentem responsáveis pela falta que podem causar ao outro.
Não pensam como a falta deles podem acarretar perda e solidão no outro. Abrem feridas que não fecham no outro. O outro é supérfulo para tais pais e maridos. sabem jogar a culpa de seus atos na loucura das esposas ciumentas. Só que o ciúme sempre tem nomes e endereços concretos.
A loucura dos borderlines são acarretadas na falta de responsabilidades que a vida moderna nos causa. Pelo vazio moderno. Convivi e fui casada 29 anos com um homem que sempre estava fora de casa em congessos. Suas viagens eram para trazer o pão com manteiga para a familia, dizia ele. Só que ele esqueceu de me dizer que os frutos, só ele iria colher e usufruir. Os frutos só ele iria saborear. E realmente , hoje não sei qual o gosto dos passeios na Argentina, no Chile, na India, no Pará, em Manaus e muitos outros lugares que eu me privei de conhecer pensando em economizar para saborear o gosto depois com ele, depois da sua aposentadoria.Qual é o gosto? Qual ? Quais as cores e sabores que esses lugares tem? Eu sempre quis viajar tambem. O único gosto que sinto agora é de solidão e falta. Falta de tudo que eu poderia ter e ver se ele não fosse egoísta e pensasse sempre nele... em ser um professor associado só pra ele usufruir. Hoje não tenho um emprego efetivo e nem saúde suficiente para batalhar. O emprego efetivo, eu tive que deixar, pois ele tinha que crescer. Engano de quem acredita. Engano eu acreditar que um dia eu estaria junto para colher os frutos. Engano meu. A saúde, ele me tirou ou pelo menos não acreditou e não me ajudou quando precisei de psicólogo e psiquiátra...Ele não acreditou em mim...Foi mais fácil falar pra todo mundo que o casamento não ia bem. Hoje ele se recusa a falar comigo alegando que eu não conseguiria ter uma conversa. Se ele tivesse me ajudado , eu teria me tratado, hoje eu poderia ser bem diferente. Poderia ter uma vida mais normal, com menos taquicardia, menos suor frio a noite, menos tremedeira, menos dor no peito, menos vista turva, eu poderia ser como qualquer outra pessoa que não é bipolar ou borderline. Eu tentei sozinha, mas sozinha é sempre mais difícil. Se a familia entender, der apoio e tiver mais sabedoria, a vida será mais fácil pra todo mundo, inclusive para os pacientes desses transtornos.
O borderline é a soma da irresponsabilidade dos pais, maridos e do pensamento capitalista individual da sociedade contemporânea. Onde ninguem é responsável por ninguem . Só o individual é necessário. Os outros são apenas os outros .

Nenhum comentário:

Search This Blog

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...